GOU Rosa de Saron do dia 19 de maio de 2010
Tivemos a presença do Paulo André que pregou e partilhou da palavra com os luquinhas. Ele convidou a todos a abrirem a palavra no livro de Abidias 1, 11-15:
11No dia em que lhe fizeste face, quando bárbaros levavam cativo o seu exército, estrangeiros entravam pelas suas portas e lançavam sortes sobre Jerusalém, tu também eras como um deles. 12 Não te alegres com o dia (do castigo) de teu irmão, no dia do seu infortúnio! Não te alegres com os males dos filhos de Judá, no dia de sua ruína! Não abras a tua boca (para insultar) no dia de seu desastre! 13 Não entres pelas portas (das cidades) de meu povo, no dia da catástrofe! Não contemples com alegria os seus males no dia da calamidade! Não deites a mão às suas riquezas no dia da sua desventura! 14 Não te ponhas nas encruzilhadas para matar os fugitivos, e não entregues os sobreviventes no dia da tribulação. 15 Porque o dia do Senhor está próximo para todas as nações: como tiveres feito, assim se fará contigo; carregarás sobre a cabeça o peso de teus atos.
Seguindo a reflexão, explicou que a passagem se refere a ruina de Juda em que Abdias exorta Edon, cidade que era aliada e que se aproveitou da situação para ficar contra Juda.
Paulo Ándre usou da mesma exortação para alertar aos presentes a impotância de não sermos como Edon.´´Se temos a capacidade de perceber que o irmão está mal já possuimos uma luz de Deus (percepção)`` E nós e quem decidimos o que fazer com essa luz. Deus nos ama e por isso nos deu a liberdade de vivermos como desejarmos, nas trevas ou na luz. Entretanto, Ele está a todo momento vendo o que fazemos com os dons que por Ele são dados.
Lembrou ainda, que somos filhos de um Deus de misericórdia e ao mesmo tempo justo, ´´A justiça de Deus é perfeita. Quem nos conhece melhor que Ele?`` questionou o pregador e continuou dizendo ´´Ele sabe o que é verdaderio ou não em nós, Ele sabe o que temos em nosso coração`` Ele nos sonda e nos julga pelo que temos dentro de nós e não pelo que aparentamos ser.
´´Para vermos como a justiça do homem é tão imperfeita basta observamos a vida de Jesus, homem sem pecado, que foi julgado a morte por homens`` completa o pregador.
Novamente utilizou da palavra no evangelho de Mt 18,23:
Por isso, o Reino dos céus é comparado a um rei que quis ajustar contas com seus servos.
Disse Paulo André ´´Se você está buscando o céu terá que prestar contas com o seu Senhor`` e a partir dai nos convidou a refletir sobre o que estamos fazendo com a luz dada por Deus, quais são nossas ações para com o irmão, estamos transmitindo amor de Deus?
Reflita você também, ´´O que estou fazendo com a luz que Deus me deu?``
Até o próximo Grupo de Oração Universitário.
Paulo André: Graduado em biomedicina pela UFPA e estudante de Design pela UEPA.
Rafael Rosa - Núcleo